ACADÊMICA:
JAKELINE AQUINO RIBEIRO
TURMA:
A CURSO: PÓS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS
LINGUAGENS
O livro recomendado para a leitura e
estudado para elaboração da resenha crítica aborda o tema registro de práticas
na educação infantil e os aspectos que a envolvem, como: formação de
professores, desenvolvimento profissional, memória e autoria. Visando a
melhoria na qualidade de ensino e uma educação significativa, formativa e
transformadora.
O
texto discorre primordialmente sobre o registro, visto como referencia a ação
de escrever sobre a prática pedagógica. Como documentação, como pensamento,
como desenvolvimento profissional, como valorização do complexo oficio de
educar crianças pequenas.
Com intuito de
conceituar e dar significado ao termo “registro”, a autora estabelece o que
chama de “dialogo”. apresentando teorias, pensamentos e registros de
autores como Madalena Freire (1983,1996), Paulo Freire (1993),
Cecília Warschauer (1993, 2001), Miguel Ángel Zabalza (1994) e Júlia
Oliveira-Formosinho (2002). Neste dialogo destaca-se a escrita, como
oportunidade formativa, possibilitando a construção da autoria, a teorização
das praticas, a construção de histórias e de identidade. O registro favorece a
reflexão e possibilita a construção de memória e da história, enfatizando o
papel do diálogo e da experiência grupal na formação. Destacasse também a
importância da socialização de experiências para a formação do professor e do
registro de práticas como instrumentos que favorece a divulgação e a publicação
de experiências.
Registrar pode ser
considerado um ato de estudar, o que pressupõe observação e leitura da
realidade, construção de sentido para aquilo que nos é apresentado. Assim como
está ressaltado no texto sua importância, registrar, não é processo simples,
pois demanda tempo, envolvimento, disciplina e o resultado não é obtido de uma
hora pra outra. Muito pelo contrario as transformações que esta ação implica
são construídas passo a passo. Registrar a pratica não é apenas escrever sobre
ela; registro é relato, narrativa, descrição e ainda mais. Registrar é
refletir, planejar, avaliar.
Ao se pensar no papel
do registro na formação docente, somos necessariamente impelidos a refletir
sobre a relação do educador com a escrita, com a formação de professores e com
sua atuação; é preciso que o professor se torne leitor e escritor para poder
proporcionar aos educandos a experiência com a linguagem. Contribuindo para que
professores e alunos se percebam como produtores e autores de sua história.
A linguagem é
concebida como possibilidade de comunicação, de expressão, de pensamento. Neste
contexto o texto ressalta a necessidade de proporcionar aos professores acesso
ao mundo da literatura, da arte, da cultura, em um processo no qual a formação
passa a ser compreendida como formação cultural. O registro demanda escrita,
linguagem, pensamento, produção, leitura. Leitura como atribuição de sentido à
realidade, às reações das crianças, ao papel de educador, à escola, às relações
escola-comunidade, ao contexto social, às políticas, ao sistema. Na qual razão,
emoção e sentidos se inter-relacionam na construção do significado ou dos
múltiplos significados.
Desenhos e imagens
podem ser considerados formas de registro, especialmente no caso da criança.
Nesse contexto, entendesse a criança como produtora de registros, construtora
de cultura, de história. Os registros produzidos pela criança unem-se aos do
professor na construção de um relato, uma narrativa. Seus registros podem ser
lidos, pois expressam pensamento, conhecimentos, hipóteses. Ampliando a
concepção de registro, percebendo-o como expressão, comunicação, pensamento,
identifica-se também o desenho como forma privilegiada de linguagem.
Produzidos como forma
de expressão, observa-se que o desenho antecede a escrita e é utilizado pelas
crianças como linguagem, servindo à expressão de sentimentos, à comunicação, ao
registro de informações. A linguagem escrita é, inicialmente, composta de
signos que designam os sons e as palavras da linguagem falada. Pensamento e
linguagem encontram-se intrinsecamente relacionados: a linguagem, o pensamento
simbólico, habilita o ser humano a planejar, prever ações, transformar.
O pensamento é
formulado, expresso por meio de palavras. O que remete ao processo de formação
de professores e, mais especificamente, ao registro de práticas como
instrumento de reflexão e de melhoria da qualidade do ensino, vinculado a
outras ações.
Martins (1999), um
dos grandes pensadores em destaque no texto, defende a existência de diferentes
formas de expressão do pensamento, seja pela linguagem escrita, seja por
intermédio da linguagem não verbal – o que denomina “reflexão estética”. Uma
imagem é texto a ser lido, interpretado, assim como fazemos como a palavra
escrita.
Como professores,
devemos reconhecer a capacidade das crianças e organizar situações em que
possam expressar seu pensamento, registrar descobertas, escrever de acordo com
seus conhecimentos sobre o código naquele momento, produzir marcas.
O livro também trata
da história da educação infantil no Brasil, das etapas percorridas para que se
desse a devida importância ao registro infantil e suas características. A
literatura em questão revela pesquisas documentais sobre registros de práticas
produzidos por professores de diferentes etapas históricas da educação
infantil. Porem destaca, escassos a existência de registros, muitas vezes por
serem documentos de cunho pessoal ou por não serem devidamente valorizados.
O registro ainda está
identificado como atitude individual, como produção do professor para si mesmo,
já que as possibilidades de interlocução com outros professores e com a
coordenação ainda são bastante restritas. Para alcançar seu objetivo formativo,
o registro não pode ser tarefa individual e solitária, a reflexão não se da no
vazio, mas é pautada em saberes que o professor possui ou precisa construir
para poder atuar de maneira mais adequada, tendo em vista a aprendizagem
e a formação de seus alunos.
De maneira geral, o
conteúdo da obra é de suma importância para nossa pratica, pois registrar é ler
a realidade, observar, pensar, agir é conhecer, entender, refletir para poder
transformar. Mas para que as idéias, sobre registro, do texto sejam postas em
prática é necessário uma mudança no sistema educacional que ainda não valoriza
e fornece condições aos professores para a pratica e reflexão do registro.
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