segunda-feira, 19 de março de 2012


ACADÊMICA: JAKELINE AQUINO RIBEIRO
TURMA: A  CURSO: PÓS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS

O livro recomendado para a leitura e estudado para elaboração da resenha crítica aborda o tema registro de práticas na educação infantil e os aspectos que a envolvem, como: formação de professores, desenvolvimento profissional, memória e autoria. Visando a melhoria na qualidade de ensino e uma educação significativa, formativa e transformadora.
            O texto discorre primordialmente sobre o registro, visto como referencia a ação de escrever sobre a prática pedagógica. Como documentação, como pensamento, como desenvolvimento profissional, como valorização do complexo oficio de educar crianças pequenas.
Com intuito de conceituar e dar significado ao termo “registro”, a autora estabelece o que chama de “dialogo”. apresentando teorias, pensamentos e registros de autores  como Madalena Freire (1983,1996), Paulo Freire (1993), Cecília Warschauer (1993, 2001), Miguel Ángel Zabalza (1994) e Júlia Oliveira-Formosinho (2002). Neste dialogo destaca-se a escrita, como oportunidade formativa, possibilitando a construção da autoria, a teorização das praticas, a construção de histórias e de identidade. O registro favorece a reflexão e possibilita a construção de memória e da história, enfatizando o papel do diálogo e da experiência grupal na formação. Destacasse também a importância da socialização de experiências para a formação do professor e do registro de práticas como instrumentos que favorece a divulgação e a publicação de experiências.
Registrar pode ser considerado um ato de estudar, o que pressupõe observação e leitura da realidade, construção de sentido para aquilo que nos é apresentado. Assim como está ressaltado no texto sua importância, registrar, não é processo simples, pois demanda tempo, envolvimento, disciplina e o resultado não é obtido de uma hora pra outra. Muito pelo contrario as transformações que esta ação implica são construídas passo a passo. Registrar a pratica não é apenas escrever sobre ela; registro é relato, narrativa, descrição e ainda mais. Registrar é refletir, planejar, avaliar.
Ao se pensar no papel do registro na formação docente, somos necessariamente impelidos a refletir sobre a relação do educador com a escrita, com a formação de professores e com sua atuação; é preciso que o professor se torne leitor e escritor para poder proporcionar aos educandos a experiência com a linguagem. Contribuindo para que professores e alunos se percebam como produtores e autores de sua história.
A linguagem é concebida como possibilidade de comunicação, de expressão, de pensamento. Neste contexto o texto ressalta a necessidade de proporcionar aos professores acesso ao mundo da literatura, da arte, da cultura, em um processo no qual a formação passa a ser compreendida como formação cultural. O registro demanda escrita, linguagem, pensamento, produção, leitura. Leitura como atribuição de sentido à realidade, às reações das crianças, ao papel de educador, à escola, às relações escola-comunidade, ao contexto social, às políticas, ao sistema. Na qual razão, emoção e sentidos se inter-relacionam na construção do significado ou dos múltiplos significados.

Desenhos e imagens podem ser considerados formas de registro, especialmente no caso da criança. Nesse contexto, entendesse a criança como produtora de registros, construtora de cultura, de história. Os registros produzidos pela criança unem-se aos do professor na construção de um relato, uma narrativa. Seus registros podem ser lidos, pois expressam pensamento, conhecimentos, hipóteses. Ampliando a concepção de registro, percebendo-o como expressão, comunicação, pensamento, identifica-se também o desenho como forma privilegiada de linguagem.
Produzidos como forma de expressão, observa-se que o desenho antecede a escrita e é utilizado pelas crianças como linguagem, servindo à expressão de sentimentos, à comunicação, ao registro de informações. A linguagem escrita é, inicialmente, composta de signos que designam os sons e as palavras da linguagem falada. Pensamento e linguagem encontram-se intrinsecamente relacionados: a linguagem, o pensamento simbólico, habilita o ser humano a planejar, prever ações, transformar.
 O pensamento é formulado, expresso por meio de palavras. O que remete ao processo de formação de professores e, mais especificamente, ao registro de práticas como instrumento de reflexão e de melhoria da qualidade do ensino, vinculado a outras ações.
Martins (1999), um dos grandes pensadores em destaque no texto, defende a existência de diferentes formas de expressão do pensamento, seja pela linguagem escrita, seja por intermédio da linguagem não verbal – o que denomina “reflexão estética”. Uma imagem é texto a ser lido, interpretado, assim como fazemos como a palavra escrita.
Como professores, devemos reconhecer a capacidade das crianças e organizar situações em que possam expressar seu pensamento, registrar descobertas, escrever de acordo com seus conhecimentos sobre o código naquele momento, produzir marcas.
O livro também trata da história da educação infantil no Brasil, das etapas percorridas para que se desse a devida importância ao registro infantil e suas características. A literatura em questão revela pesquisas documentais sobre registros de práticas produzidos por professores de diferentes etapas históricas da educação infantil. Porem destaca, escassos a existência de registros, muitas vezes por serem documentos de cunho pessoal ou por não serem devidamente valorizados.
O registro ainda está identificado como atitude individual, como produção do professor para si mesmo, já que as possibilidades de interlocução com outros professores e com a coordenação ainda são bastante restritas. Para alcançar seu objetivo formativo, o registro não pode ser tarefa individual e solitária, a reflexão não se da no vazio, mas é pautada em saberes que o professor possui ou precisa construir para poder atuar de maneira mais adequada, tendo em vista a  aprendizagem e a formação de seus alunos.
De maneira geral, o conteúdo da obra é de suma importância para nossa pratica, pois registrar é ler a realidade, observar, pensar, agir é conhecer, entender, refletir para poder transformar. Mas para que as idéias, sobre registro, do texto sejam postas em prática é necessário uma mudança no sistema educacional que ainda não valoriza e fornece condições aos professores para a pratica e reflexão do registro.




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