ACADÊMICA:
ROSELY GOMES GRANJEIRO
TURMA:
A CURSO: PÓS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS
LINGUAGENS
Ao
fazer a leitura do livro Educação Infantil e Registro de Práticas de Amanda
Cristina Teagno Lopes, publicado em 2009, pela editora Cortez, a autora
descreve pontos relevantes sobre a importância do registro na prática docente.
E para situar o leitor essa obra está dividida em IV capítulos: Sobre o
registro; Registro de memória do registro; O registro de práticas pedagógicas
produzido por professores; Considerações finais.
E
fazendo uma analise detalhada em relação a prática de Registro, pode-se
observar que é um instrumento importante
no qual os professores utilizam-no para adquirir elementos e fazer possíveis
intervenções com formulações de hipóteses de aprendizagem no decorrer do ano
letivo.Quando se trata de registrar, surge o conflito interno: O que registrar?
Registrar para que?
Registrar
fazendo com que seu olhar tome múltiplas dimensões, pois envolvem experiências,
pensamentos, sentimentos e desejos, tais aspectos devem ser observado diante da
relação professor e aluno.
E
diante do processo de mediação o professor registra valorizando o que o aluno
traz de conhecimento já formado e a partir desse registro pode-se planejar e
replanejar sua pratica. Pois segundo Micarello:
Além do
planejamento, os registros são fundamentais para o acompanhamento desse
processo de inserção e para a continuidade do trabalho pedagógico.(MICARELLO 2010 p.38)
Quando
se trata de fazer registros sobre o cotidiano escolar, torna-se possível o
distanciamento entre a ação do que foi registrado, podendo ajudar o educador a
planejar, revisar e refletir sua postura docente.
Ao
escolher o processo seja ele para registrar, avaliar o professor deve-se
atentar aos critérios adotados, buscando sempre a qualidade não a quantidade,
pois a diversidade do que se deve
trabalhar tem que contemplar a sua clientela, valorizando a potencialidade de
fatores que interferem nos juízos avaliativos.
Permitindo-se
fazer uma reflexão sobre seu trabalho dá-se a importância de repensar as
competências profissionais, que permite contribuir permitindo para a
identificação de pontos positivos e negativos, pois como mediador desse
processo o professor deve ter um olhar apreciativo em relação à produção de
cada aluno tomando o cuidado com depreciação, pois o aluno é construtor do
processo de registro um protagonista dessa prática. Para Hoffmann:
O
educador/mediador oportuniza e favorece processos de reflexão do educando sobre
suas ações (abstração reflexionaste),oportunidades de refletir sobre a própria
experiência de estabelecer relação entre idéias e ações, dê perceber diferentes
pontos de vista para reconstruir suas experiências no plano mental, evoluindo
em termos do desenvolvimento moral e intelectual.
(HOFFMANN
2005 p.23)
E
neste contexto onde o registrar a pratica de aprendizagem e tão importante, o
professor como sujeito dessa conjectura deve-se além de fazer uma reflexão
criticamente detalhada sobre sua profissão deve também se posicionar
flexivamente diante das mudanças. Para que esse mesmo professor possa exercerem
promover aprendizagens significativas, deve investir em ações formativas a
partir de praticas reflexivas e investigativa na sua vida profissional.Segundo
o autor:
O papel
do professor básico precisa mudar da situação atual marcada pela mera
transmissão copiada de conhecimento, mero intermediário repassador, para a
condição ativa, dinâmica de (re) construtor de conhecimento. Porquanto
competência não se transmite,reproduz,imita, copia. Constrói-se. (DEMO 2002
p.10)
Assim,
pôde-se pensar principalmente sobre os variados recursos metodológicos
utilizado no espaço escolar para fazer registros como: portfólios, desenhos,
registros de memórias,observação,pois tornam-se documentos importantes para
acompanhamento dessa criança.
Esse
processo alimenta aquilo que vem sendo denominado internacionalmente, como
documentação pedagógica, isto é, os registros dos fazeres das escolas, dos professores
e das crianças de educação infantil. (BARBOSA,HORN 2008 p.43)
E
fazendo uma leitura mais apurada em relação ao livro, pode-se perceber que a
autora se atenta muito em relação aos afazeres educativos.O que poderá ampliar
meus conhecimentos e até mesmo poder fazer uma critica a minha pratica docente,
e pensar em como atribuir esse saber na educação infantil
para analise qualitativa do seu desenvolvimento e aprendizagens.
Pois
registrar se faz diariamente é um processo continuo, relacionando-o aos conteúdos
trabalhados em sala. Mas para que isso aconteça é necessário uma mudança por
parte de educador, pensar no registro não como classificatórios ou para serem
usados como promoção, más sim como um meio de ver ,sentir e mediar as
dificuldades dos alunos.
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