segunda-feira, 19 de março de 2012


ACADÊMICA: ROSELY GOMES GRANJEIRO
TURMA: A  CURSO: PÓS EM EDUCAÇÃO INFANTIL E SUAS LINGUAGENS
Ao fazer a leitura do livro Educação Infantil e Registro de Práticas de Amanda Cristina Teagno Lopes, publicado em 2009, pela editora Cortez, a autora descreve pontos relevantes sobre a importância do registro na prática docente. E para situar o leitor essa obra está dividida em IV capítulos: Sobre o registro; Registro de memória do registro; O registro de práticas pedagógicas produzido por professores; Considerações finais.
E fazendo uma analise detalhada em relação a prática de Registro, pode-se observar que  é um instrumento importante no qual os professores utilizam-no para adquirir elementos e fazer possíveis intervenções com formulações de hipóteses de aprendizagem no decorrer do ano letivo.Quando se trata de registrar, surge o conflito interno: O que registrar? Registrar para que?
Registrar fazendo com que seu olhar tome múltiplas dimensões, pois envolvem experiências, pensamentos, sentimentos e desejos, tais aspectos devem ser observado diante da relação professor e aluno.
E diante do processo de mediação o professor registra valorizando o que o aluno traz de conhecimento já formado e a partir desse registro pode-se planejar e replanejar sua pratica. Pois segundo Micarello:
Além do planejamento, os registros são fundamentais para o acompanhamento desse processo de inserção e para a continuidade do trabalho pedagógico.(MICARELLO 2010 p.38)
Quando se trata de fazer registros sobre o cotidiano escolar, torna-se possível o distanciamento entre a ação do que foi registrado, podendo ajudar o educador a planejar, revisar e refletir sua postura docente.
Ao escolher o processo seja ele para registrar, avaliar o professor deve-se atentar aos critérios adotados, buscando sempre a qualidade não a quantidade, pois  a diversidade do que se deve trabalhar tem que contemplar a sua clientela, valorizando a potencialidade de fatores que interferem nos juízos avaliativos.
Permitindo-se fazer uma reflexão sobre seu trabalho dá-se a importância de repensar as competências profissionais, que permite contribuir permitindo para a identificação de pontos positivos e negativos, pois como mediador desse processo o professor deve ter um olhar apreciativo em relação à produção de cada aluno tomando o cuidado com depreciação, pois o aluno é construtor do processo de registro um protagonista dessa prática.  Para Hoffmann:      
O educador/mediador oportuniza e favorece processos de reflexão do educando sobre suas ações (abstração reflexionaste),oportunidades de refletir sobre a própria experiência de estabelecer relação entre idéias e ações, dê perceber diferentes pontos de vista para reconstruir suas experiências no plano mental, evoluindo em termos do desenvolvimento moral e intelectual.  (HOFFMANN 2005 p.23)
E neste contexto onde o registrar a pratica de aprendizagem e tão importante, o professor como sujeito dessa conjectura deve-se além de fazer uma reflexão criticamente detalhada sobre sua profissão deve também se posicionar flexivamente diante das mudanças. Para que esse mesmo professor possa exercerem promover aprendizagens significativas, deve investir em ações formativas a partir de praticas reflexivas e investigativa na sua vida profissional.Segundo o autor:
O papel do professor básico precisa mudar da situação atual marcada pela mera transmissão copiada de conhecimento, mero intermediário repassador, para a condição ativa, dinâmica de (re) construtor de conhecimento. Porquanto competência não se transmite,reproduz,imita, copia. Constrói-se. (DEMO 2002 p.10)
Assim, pôde-se pensar principalmente sobre os variados recursos metodológicos utilizado no espaço escolar para fazer registros como: portfólios, desenhos, registros de memórias,observação,pois tornam-se documentos importantes para acompanhamento dessa criança.
Esse processo alimenta aquilo que vem sendo denominado internacionalmente, como documentação pedagógica, isto é, os registros dos fazeres das escolas, dos professores e das crianças de educação infantil. (BARBOSA,HORN 2008 p.43)
E fazendo uma leitura mais apurada em relação ao livro, pode-se perceber que a autora se atenta muito em relação aos afazeres educativos.O que poderá ampliar meus conhecimentos e até mesmo poder fazer uma critica a minha pratica docente, e pensar em como atribuir esse saber na educação infantil para analise qualitativa do seu desenvolvimento e aprendizagens.
Pois registrar se faz diariamente é um processo continuo, relacionando-o aos conteúdos trabalhados em sala. Mas para que isso aconteça é necessário uma mudança por parte de educador, pensar no registro não como classificatórios ou para serem usados como promoção, más sim como um meio de ver ,sentir e mediar as dificuldades dos alunos.

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